Tipos de alergia, identificando causas e sintomas provocados pelas alergias. Conselhos, dicas de tratamento e cura dos diversos tipos de alergia. Rinite e conjuntivite alérgica, asma, dermatite atópica, urticária, anafilaxia, sinusite e otite média.


domingo, 14 de setembro de 2014

Anafilaxia provocada por alergia

Alguns alérgenos, tais como alimentos, medicamentos, picadas de insetos, e látex podem desencadear uma reação alérgica grave, sistêmica, chamada anafilaxia. Anafilaxia é uma reação alérgica com risco de vida que pode envolver sistemas de todo o corpo. A anafilaxia é uma emergência médica que requer tratamento médico imediato e cuidados de acompanhamento por um alergista/imunologista. Mortes ocorreram por causa de atrasos no reconhecimento e resposta aos sintomas com tratamento imediato e outras intervenções médicas. 

Outras causas de anafilaxia podem incluir: medicamentos (tais como a penicilina, a aspirina, e relaxantes musculares), exercício, temperaturas extremas, certos procedimentos médicos, e psicológicos, bem como outras causas desconhecidas. 

Em alguns indivíduos, os sintomas de anafilaxia podem aparecer num só sistema do corpo, tais como a pele ou os pulmões, enquanto que em outros, os sintomas aparecem em vários sistemas do corpo. Os sintomas variam de leve a risco de vida, sendo que o risco de vida pode acontecer, dependendo da sensibilidade do indivíduo e da quantidade de exposição ao alérgeno. 

Sintomas de anafilaxia com risco de vida geralmente acontecem nos primeiros 20 minutos de exposição ao alérgeno.
Porém, por vezes, os sintomas desaparecem, e em seguida, retornam horas depois. Em alguns casos, reações graves podem levar horas para se tornar evidentes. O alimento é a principal causa de anafilaxia em crianças. As crianças que têm asma e alergias alimentares estão em maior risco de anafilaxia e podem muitas vezes reagir mais rapidamente, exigindo tratamento agressivo e rápido.
Sinais e sintomas de reações prejudiciais podem incluir um ou vários dos seguintes sintomas, e podem necessitar de tratamento de emergência imediato: 

PELE
• Urticária, erupções cutâneas, ou rubor;
• Comichão / formigamento / inchaço dos lábios, boca, língua, garganta;
• Congestão nasal ou comichão, corrimento nasal, espirros;
• Coceira, olhos inchados, lacrimejantes.

SISTEMA RESPIRATÓRIO
• Aperto no peito, falta de ar, pieira ou assobio;
• A rouquidão ou engasgo gastro-intestinal;
• Náuseas, vómitos, vômitos secos;
• Cólicas abdominais ou diarreia.

PROBLEMA CARDIOVASCULAR
• Tonturas, desmaios, perda de consciência;
• Pele corada ou pálida;
• A cianose (círculo azulado ao redor dos lábios e da boca).

MENTAL / PSICOLÓGICO 
• Mudanças no nível de consciência;
• A sensação de desgraça iminente, choro, ansiedade;
• Negação de sintomas ou gravidade.

Os sintomas mais sutis de uma reação grave podem incluir: 
• Gritos e choro;
• As crianças muito jovens vão colocar as mãos em sua boca ou puxar suas línguas.

Por vezes as pessoas afetadas por anafilaxia vão dizer:
• Este alimento é muito picante. Ele queima a boca ou lábios.
• Há algo preso na minha garganta.
• A minha língua e garganta parecem espessas. 
• Parece que algo está cutucando minha língua.
• Minha língua [ou boca] está formigando [ou queima].
• Minha língua [ou boca] coça.
• Parece que tenho cabelo na língua.
• Há um sapo na minha garganta.
• A minha língua sente-se completa (ou pesada).
• Sinto meus lábios apertados.
• Parece que há algo de errado nos meus ouvidos..
• Parece que tive uma colisão na parte de trás da minha língua (garganta).