Tipos de alergia, identificando causas e sintomas provocados pelas alergias. Conselhos, dicas de tratamento e cura dos diversos tipos de alergia. Rinite e conjuntivite alérgica, asma, dermatite atópica, urticária, anafilaxia, sinusite e otite média.


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Fármacos usados no combate às alergias

Os anti-histamínicos são os fármacos mais vulgarmente utilizados para tratar as alergias (mas não devem usar-se para tratar a asma). No organismo há dois tipos de receptores de histamina: histamina 1 (H1) e histamina 2 (H2). O termo anti-histamínico costuma fazer referência aos medicamentos que bloqueiam o receptor de histamina, a estimulação desse receptor com histamina produz lesões nos tecidos. Os bloqueadores de histamina 1 não deveriam ser confundidos com os fármacos que bloqueiam o receptor de histamina 2 (bloqueadores H2), que são utilizados para tratar as úlceras pépticas e a azia.
Muitos dos efeitos desagradáveis, mas de menor importância, que uma reacção alérgica provoca (ardor nos olhos, rinorreia e prurido) são causados pela libertação de histamina. Outros efeitos da histamina, como a dispneia, a hipotensão e o edema da garganta, que pode impedir a passagem do ar, por obstrução, são mais perigosos.